O marketing e a diversidade

Folder II Censo.indd

Você já parou para pensar o quanto seria mais fácil se tudo o que existe já fosse criado pensando em todas as pessoas? Por que não uma porta ampla que permita a passagem tanto de cadeiras de rodas quanto de pessoas? Por que não assentos mais largos e baixos, confortáveis para obesos, magros, altos, baixos e crianças? Esses são apenas exemplos do que poderia resultar na redução de um retrabalho para adequar ambientes à acessibilidade. O marketing ainda não parou para constatar que o mundo é feito pela diversidade e que as pessoas deficientes, idosos, obesos, negros, LGBTQ+ não são a minoria, mas sim a grande maioria do país, levando em conta que mais de 26 milhões de brasileiros são obesos, 25 milhões de idosos e 49 milhões de pessoas com deficiência.

É com base nesse conceito que surge a primeira agência de Publicidade Assistiva do Brasil. Além de conceitos inovadores como o Marketing Assistivo, Design Universal e Diversidade Assistiva, seu principal objetivo é criar uma comunicação para todos, por meio da adaptação do Design Universal, iniciado pela arquitetura, e que agora está sendo inserido no mundo da comunicação. Batizada com o nome de sua proposta, a ‘Design Universal’ é um reposicionamento da agência Arquitetos da Criatividade, que tem mais de 10 anos de mercado, no ramo de publicidade, marketing e consultoria de comunicação em geral.

Com a expansão da comunicação digital, que hoje está literalmente na palma da mão, o público diverso tem a oportunidade e facilidade de manifestar por seus direitos nas redes sociais, chamando a atenção das empresas para suas necessidades. Basta observar os comerciais de TV, revistas, internet ou até mesmo telenovelas, que vêm dando cada vez mais visibilidade para a diversidade. O marketing começa a abranger o público da diversidade, mas ainda timidamente.

A Design Universal vem para ecoar o marketing da diversidade e a diversidade assistiva, e mostrar que não basta somente citar e falar sobre o assunto, se não existirem soluções práticas e concretas pensadas para todos, sem distinção. A “Design” é especializada e pioneira em marketing e soluções voltadas para indivíduos que necessitam de uma forma diferenciada de comunicação e/ou tecnologias assistivas para se relacionar com o universo que os rodeia.

Em resumo, a diversidade assistiva consiste no público de obesos, idosos e deficientes, que com o design universal terão ações estratégicas voltadas para suas necessidades, que poderão também abranger todos os demais públicos. O trabalho realizado pela Design Universal vem sendo desenvolvido lado a lado com o Instituto Humanus, o qual participou ativamente para sua fundação. O Instituto Humanus é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que tem por objetivo estimular o desenvolvimento da inclusão por meio de soluções em mobilidade para a acessibilidade assistiva utilizando estratégias de Marketing Assistivo e ações de Design Universal, que é onde a agência se enquadra.

Por ser criadora do conceito, a Design Universal encontra-se em amplo processo de pesquisa e busca de conhecimentos ligados ao público, que não deve mais ser chamado de minoria. Conheça mais sobre a Design Universal e o Instituto Humanos no link: www.designuniversal.com.br e www.institutohumanus.com.br .

1 responder

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.